Seminário debate atualidades jurídico-contábeis

Data: 14 de junho de 2012

Reunir profissionais da Contabilidade e do Direito para debater temas que fazem parte do dia-dia de quem exerce essas duas profissões. Este é o objetivo do  1º Seminário Catarinense de Atualidades Jurídico-Contábeis, que acontece nesta quarta-feira, dia 20, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC). Com início às 9 horas, o evento vai abordar, durante todo o dia, assuntos extremamente atuais, como a nova tributação da contribuição previdenciária patronal,  ajustes e contabilização advindos com a adoção das normas internacionais de contabilidade, incentivos fiscais, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e regime de crédito no ICMS.

De acordo com o coordenador do evento, advogado André Henrique Lemos, que integra a Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC, não há como separar a Contabilidade e o Direito, pois são áreas complementares. “Para desempenhar bem o seu trabalho, o profissional da contabilidade precisa ter noções de Direito e vice-versa”.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, destaca o nível dos palestrantes. “Todos têm  uma sólida formação acadêmica, aliada com a prática diária da atividade jurídica ou contábil, em instâncias ou órgãos como a Secretaria da Fazenda, o Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina e o Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda”, diz.

O ingresso é uma lata de leite em pó, que será doada a uma entidade assistencial da Grande Florianópolis. Para se inscrever ou acessar a  programação completa clique aqui.

Livro - Ao final do evento, haverá o lançamento da 2ª edição do livro “Processo Administrativo Tributário e Lançamento”, do professor Deonísio Koch, pela editora Malheiros. O livro se distingue de outras obras sobre a matéria pela inserção de conteúdo prático com base na experiência do autor, em razão de sua atuação como Conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina (TAT), instrumentalizando o leitor para a obtenção de alternativas de soluções concretas para as diversas situações que o desafiam no exercício da atividade nesta área do Direito Tributário. Mais do que teses, o leitor terá proposições de soluções.

Ampliada e atualizada de acordo com a legislação vigente, essa nova edição é uma  importante fonte de consulta para todos os aplicadores do Direito, na área específica do processo administrativo tributário – advogados, contadores, magistrados, procuradores, autoridades fiscais, juízes dos tribunais administrativos, professores e estudantes, entre outros profissionais.

Além de conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário de SC (TAT), Deonísio Koch é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda e professor de pós-graduação de diversas instituições de ensino superior.

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC