Free cookie consent management tool by TermsFeed
Evolução


O CRCSC foi criado em 1946, por determinação do Conselho Federal de Contabilidade. À época, existiam apenas duas Associações de Profissionais da Contabilidade no Estado, uma em Florianópolis, outra em Blumenau.

Foram elas que se reuniram no dia 8 de dezembro, às 9 horas, na antiga sede do Clube 12 de Agosto, na Rua João Pinto, nº.6, em Florianópolis, para formar a nova entidade. Na reunião, foram eleitos nove conselheiros, que deram início à história do CRCSC.

O primeiro presidente da entidade foi o guarda-livros e perito judicial Lindolfo Anatércio Gonçalves Pereira, tendo como vice o contador Osmar Cunha. Por indicação do presidente, passou a responder pela direção da secretaria o contador Túlio Pinto da Luz e, pela tesouraria, o contador Édio Ortiga Fedrigo.

Até a assinatura do Decreto-Lei 9.295, em 27 de maio de 1946, que regulamentou a profissão e autorizou a criação do Conselho Federal de Contabilidade e dos conselhos regionais, foi um longo caminho. Não faltaram idas e vindas de projetos de lei que eram apresentados e não-apreciados. No final, saiu vitorioso o empenho de uma classe que já estava legitimada de fato, mas não de direito.


© Copyright 2022 - Direitos reservados