Profissionais da Contabilidade recebem orientações sobre IFRS

Data: 9 de outubro de 2012

As normas internacionais da Contabilidade (em inglês: International Financial Reporting Standards - IFRS) foram tema da palestra que o conselheiro do CRCSC José Mateus Hoffmann proferiu hoje (9 de outubro) para profissionais de Contabilidade de Chapecó.
Ele mostrou as principais mudanças na adequação das peças contábeis para as novas normas, quais os benefícios para as pequenas e médias empresas e quais características qualitativas da informação contábil para o desenvolvimento das empresas.

A maioria das dúvidas dos profissionais giraram em torno da elaboração de balanços e de como contabilizar os estoques dentro deste novo modelo contábil. Os esclarecimentos foram passados pelo conselheiro, que ressaltou a necessidade do contador conhecer bem cada cliente. “O mercado já exige essa adequação às normas internacionais, afinal o mundo inteiro está se adaptando para falar a mesma linguagem na Contabilidade. E os clientes começam a exigir isso, como empresas que participam de licitações e que buscam recursos junto às instituições financeiras”, disse Mateus.
A adequação melhora o acesso ao crédito e insere o Brasil no mercado globalizado, por isso quanto mais os profissionais de Contabilidade estiverem capacitados para atender essas demandas, mais saldos positivos poderão gerar aos seus clientes.

“As mudanças geram impactos na gestão, como qualificação dos recursos humanos e aquisição de softwares, mas o resultado é efetivo em termos de valorização das peças contábeis que serão usadas pelos clientes na tomada de decisão”, destacou o conselheiro.