Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Definido Salário Mínimo Regional


Data: 16 de janeiro de 2013
Fotos:
Créditos:


Na quarta rodada de negociações entre trabalhadores e empresários, as duas partes chegaram a um consenso ontem: o piso regional deve ser reajustado em 9,3%, em média, valor acima do aumento do salário mínimo nacional neste ano. Os trabalhadores começaram a reunião com a proposta de 10%, abaixo dos 12% sugeridos no início das negociações, no ano passado. E os empresários também chegaram à mesa com um índice revisado. No lugar dos 7% originais, propuseram 8,5%.


O presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da Fiesc, Durval Marcatto Júnior, que representa os empresários, diz que a evolução da proposta foi uma consequência da divulgação recente do INPC, que fechou 2012 com 6,5% de aumento, e do reajuste de 9% do salário mínimo, além da própria negociação.


Ele observa que a primeira categoria de salários, que engloba os trabalhadores da agricultura e da pecuária, teve o menor reajuste. A explicação está na crise do setor, causada, principalmente, pela subida nos preços dos grãos.


A estimativa do Dieese-SC é de que 1 milhão de trabalhadores catarinenses são atingidos pelo piso regional. Isso porque até as categorias que têm sindicato próprio se pautam pelo salário mínimo estadual. Entre os cinco Estados brasileiros que adotaram o piso regional, o de SC é o único a deixar a definição do índice nas mãos da negociação entre patrões em trabalhadores. Nos outros, o reajuste é definido pelo Estado.

Fonte: Jornal A Notícia

 

 

© Copyright 2022 - Direitos reservados