Valorização do profissional contábil

Data: 18 de fevereiro de 2013

A aclamada transparência nas contas públicas ou privadas tornou o profissional contábil ainda mais essencial em todas as organizações.  A demanda da sociedade revelou que quanto mais informação disponível, mais eficaz pode ser uma gestão. Ao organizar processos, orientar e oferecer dados financeiros que respaldam as decisões, os profissionais contábeis estão recebendo a cada dia novas atribuições.

Atuamos como agentes não remunerados dos governos, o que demanda aproximadamente 75% do nosso tempo em armazenar e manter atualizado a base das fiscalizações. Isso tem provocado o aumento na contratação de colaboradores e um investimento constante, acarretando automaticamente na redução da margem de lucro em nossos negócios.

Portanto, precisamos buscar a valorização natural das competências e habilidades da categoria. Mas, nem sempre é assim, às vezes por receio do próprio profissional em acordar valores de honorários que sejam compatíveis com o trabalho. Ou em muitos casos, a valorização não ocorre pela falta de conscientização dos empresários quanto à extensão da responsabilidade civil e criminal do profissional da Contabilidade. Somos responsáveis pelos documentos que comprovam renda, balanços que mostram a realidade de uma empresa ou instituição, enfim, dados que avalizamos como verdadeiros.

Como presidente da autarquia que regulamenta e fiscaliza o exercício profissional, preciso reiterar essa necessidade urgente dos contadores e técnicos em Contabilidade em buscarem essa conscientização.  Os últimos anos foram de muita evolução e, apesar de estarmos acostumados às mudanças contínuas da legislação, precisamos nos adaptar mais rapidamente à realidade mundial.

O Brasil aderiu às Normas Internacionais de Contabilidade e assim gerou novas demandas para os profissionais, demonstrando ainda mais que o perfil passou a ser de consultor e orientador das empresas. Tudo isso, portanto, demanda revisão constante dos processos, assim como o perfil do profissional contábil.  Aos clientes, oferecemos melhores serviços, padrões de qualidade internacionais na produção de demonstrações contábeis, entre outros documentos.

Essa nova realidade exige adequação e, portanto, valorização dos profissionais que precisam estar em constante aperfeiçoamento. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina atua estimulando a capacitação e a difusão do conhecimento. São cursos realizados em todas as regiões do Estado, além de eventos, treinamentos e palestras durante o ano inteiro. Cabe ao profissional estar consciente do seu valor e buscar essa conscientização de todos os empresários!