Homenagens aos presidentes de outras entidades

Data: 20 de março de 2013

Os presidentes da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, receberam, na noite do dia 18 de março, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), o título honorífico de Cidadão Paraense. A comenda foi requisitada à Assembleia Legislativa do Pará pela deputada estadual Nilma Lima e foi aprovada por unanimidade em 17 de dezembro de 2012.

No seu discurso, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, disse que “esta é uma justa homenagem a Martonio e a Maria Clara, pois a dedicação dos dois profissionais pôde ser observada com a realização do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade”. Segundo Juarez, o Congresso, realizado em agosto de 2012, gerou direta e indiretamente dois mil postos de trabalhos e deu grande visibilidade para o Pará no Brasil e no mundo. “O Estado do Pará recebe mais dois filhos, e todo esse trabalho não seria possível sem o aval da deputada Nilma Lima”, avisa o presidente.

A deputada Nilma Lima falou a respeito da importância da contabilidade para o desenvolvimento do Brasil e destacou a importância da profissão para a sua vida pessoal, afirmando que o marido é contador e filho brevemente também integrará a profissão.

Além disso, a parlamentar paraense exaltou a realização do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que recebeu quase seis mil participantes e movimentou a economia de Belém, desde a rede hoteleira à área de alimentação. “O Congresso só não foi maior que o Círio de Nazaré”, disse Nilma Lima, referindo-se à festa religiosa que leva a Belém, todos os anos, cerca de dois milhões de pessoas.

A deputada também lembrou que o presidente do CFC, Juarez Carneiro, já havia recebido o título de Cidadão Paraense no ano passado. “O Pará sentiu a necessidade de conceder também a José Martonio e a Maria Clara, pelo brilhante Congresso que ajudaram a realizar em Belém, os títulos honoríficos de cidadãos do nosso estado “, afirmou.

Maria Clara agradeceu, em nome próprio e de José Martonio, a deferência recebida do Pará pela entrega do título. “Esta é uma homenagem muito desejável, mas entendemos que ela apenas passa pelas mãos dos agraciados, porque tão elevada honraria é mérito, de fato, da contabilidade”, disse a presidente da Abracicon e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC.

Ex-presidentes do CFC, José Martonio (gestão 2004/2005) e Maria Clara (gestões 2006/2007 e 2008/2009) são dois entusiastas das lutas pelos ideais da profissão e da classe contábil.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, no auditório do CFC, o presidente Juarez Domingues Carneiro; a deputada estadual do Pará Nilma Lima; a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), Eloy Prata; o deputado federal Chico Lopes (CE); o deputado federal Arnaldo Jordy (PA); o presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho; e a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim.