Entidades contábeis criam grupo sobre Operação Concorrência Leal

Data: 4 de abril de 2013

Nesta quarta-feira (dia 3 de abril), o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, o conselheiro José Matheus Hoffmann, o diretor executivo Cláudio Petronilho e o coordenador da fiscalização Odir da Silva participaram de uma reunião com as demais lideranças contábeis do Estado na Secretaria da Fazenda para definir os novos parâmetros da Operação Concorrência Leal.

Estiveram presentes o secretário-adjunto da Fazenda, Almir Gorges, o gerente de fiscalização Francisco Martins e o coordenador do GESSIMPLES, Luiz Carlos Feitoza. Por parte da entidades, estiveram o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, o presidente do Sescon/SC, Eugênio Vicenzi, o vice-presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, o vice-presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, entre outros diretores destas entidades e lideranças de várias partes do Estado.

Depois de esclarecer muitas dúvidas sobre o andamento da Operação, o secretário-adjunto destacou a importância do contador como instrutores dos empresários e disse que a intenção do governo também é orientar. O auditor Luiz Carlos Feitoza afirmou que 48 mil empresas ainda estão na malha fina e deu como dica a retificação espontânea dos dados de 2011.  No dia 15 de maio haverá um novo cruzamento de informações.

Para dirimir todas as dúvidas até esta data, foi criado um Grupo de Trabalho com representantes de todas as entidades contábeis e da Secretaria da Fazenda para produzir um material de orientação aos contadores e técnicos em Contabilidade sobre como proceder  para regularizar a situação das empresas atendidas.

“Depois do novo cruzamento, em maio, muitas empresas que ainda apresentarem problemas serão fiscalizadas”, disse Feitoza.

O Grupo de Trabalho também irá discutir novas ferramentas a serem integradas ao SAT (Sistema de Arrecadação Tributária), como a criação de um Termo de Ocorrência Eletrônico para oferecer mais segurança às ações realizadas pelos profissionais da Contabilidade em nome dos empresários. Também voltou-se a discussão sobre a liberação por parte da fazenda dos arquivos com extensão “xml” para os profissionais da Contabilidade fazerem a importação direta e automática. Esse procedimento que há tempo é solicitado pela classe contábil, vai ajudar muito nosso dia a dia, ressalta o presidente do CRCSC, contador Adilson Cordeiro.

De acordo com Adilson Cordeiro, “a reunião foi muito positiva e foi possível esclarecer vários assuntos, avançando-se em outros pontos polêmicos. Agora teremos que trabalhar rápido para fornecer a todos os profissionais da Contabilidade de Santa Catarina sugestões de como lidarem com as várias situações hoje enfrentadas por essas empresas”.