Sistema CFC/CRCs discute Educação Continuada

Data: 16 de abril de 2013

A Comissão de Educação Continuada do Sistema CFC/CRCs realizou a primeira reunião do grupo no dia 9 de abril de 2013, na sede do CRC SP, na capital paulista. O motivo do encontro foi definir as diretrizes para a Educação Profissional Continuada para todo o sistema.

Segundo o coordenador dessa Comissão e presidente do CRCRS, Zulmir Ivânio Breda, a meta é a elaboração de uma norma específica sobre Educação Continuada para ser aplicada por todos os Conselhos de Contabilidade. “Com a promulgação da Lei nº 12.249/2010, o que era realizado com o caráter de fiscalização preventiva passou a ser prerrogativa”.

Para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP e membro dessa Comissão, Marcia Ruiz Alcazar, a importância da formação de grupo é ampliar os horizontes sobre o tema e definir as diretrizes, abrangências (participação voluntária ou obrigatória) e modelos (envolvendo técnicas, competências e gestão). “Temos muitas ideias e propostas e vamos trabalhar pela valorização do Profissional da Contabilidade”, concluiu.

A reunião

Após a apresentação dos membros da Comissão, foi feita uma reflexão sobre o discurso da vice-presidente Técnica do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Verônica Souto Maior, realizado durante reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, em 20 de março de 2013.

“Por isso digo que 2010 foi um divisor de águas. Porque ampliamos a atuação do Sistema CFC/CRCs. E essa ampliação da nossa atuação, a partir da Lei nº 12.249/2010, implica, inclusive, na necessidade de nossa análise crítica em relação à infraestrutura, a necessidade de se adequar, de se ajustar a essa atuação maior.”

A Comissão de Educação Continuada do Sistema CFC/CRCs é constituída por representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade. São eles: Zulmir Ivânio Breda (RS – coordenador), José Nilton Junckes (SC), Marcia Ruiz Alcazar (SP), Sandra Maria de Carvalho Campos (MG), Dorgival Bejoino da Silva (MS), Elys Tevânia Carvalho (CFC), Edson Cássio M. Rodrigues Pereira (CFC), Rodrigo Magalhães de Oliveira (CFC) e César Roberto Buzzin (CFC).

Fonte: site do CRCSP