Operação Concorrência Leal terá cruzamento de dados dia 15 de maio

Data: 23 de abril de 2013

Desde dezembro de 2012 as empresas optantes do Simples Nacional estão sendo chamadas a prestar contas a Fazenda Estadual através da Operação Concorrência Leal, que cruzou de forma eletrônica as informações prestadas a Receita Federal do Brasil com informações do Estado, resultando na autuação de mais de 70 mil empresas.

Após várias reuniões com as entidades contábeis, o Governo do Estado decidiu treinar uma equipe de auditores fiscais especialmente preparados para analisar os casos em que podem ter ocorrido erros nas análises.

As empresas autuadas têm até o próximo dia 15 de maio para se dirigir a esses auditores e revisar os processos ou situações defensáveis. Caso fique comprovado que as contas estão corretas, os auditores têm autonomia para cancelar as penalidades impostas.

“É importante que os contadores das empresas apontadas como irregulares entrem em contato com os auditores até dia 15 de maio, para que os casos possam ser analisados. Mesmo as empresas autuadas poderão pagar os débitos em condições diferenciadas caso compareçam para a negociação. Se deixarem passar o prazo, sofrerão penalidades ainda mais severas”, alerta Jefferson Pitz, vice-presidente do Sescon Blumenau.

Ainda de acordo com o combinado com as entidades contábeis, o Governo do Estado está preparando uma cartilha com orientações, que está em fase final de elaboração.

Os nomes dos auditores e as respectivas cidades são:

Araranguá - Alvaro Paganin e Nelmo Emerim.

Blumenau - Gilson Buckoski Gonsalves, Marco Antonio Blanco Gogia e Reinaldo R. Mathias.

CAF - Ademar João Teixeira e Roberto Schwochow.

Chapecó - Alduino Celeri, Adilar G Zampiva, Anelsi Cesar Danielli e Lourdes Gris Sovernigo.

Concórdia - Luiz Moacir Francez e Celso Simon Criciúma - Edson Roberto Burigo, João Carlos Amboni Premolli e Albertina Bussolo Cardoso.

Curitibanos - Claudemir A Piola da Silva e João Jose da Silva.

Florianópolis - Vagner Vieira e Inacio Erdtmann.

Itajaí - Edson Dalazen, Francisco Carlos dos Santos Peixoto e Antonio Carlos Jussim de Souza.

Joaçaba - Jorge Mello Ferreira.

Joinville - Romario Artur Ferreira e Jesus Oliveira.

Lages - Miguel Jose de Farias e Clovis Jose de Farias.

Mafra - Romeu Haroldo Krambech e Eduardo Wermuth.

Porto União - Wedden Marcos Macedo Pinto e Edson Carlos Durli.

Rio do Sul - Jaci Jose Bortolon e Ricardo Paludo.

São Miguel do Oeste - Lucas Pivatto e Roberto José Gobbi.

Tubarão - Luiz Alberto Martins e Wolney Batista.

Fonte: Portal Contábil SC