ATENÇÃO: Prorrogado prazo da Operação Concorrência Leal

Data: 10 de maio de 2013

Uma reunião na Secretaria da Fazenda com as entidades contábeis nesta tarde (10 de maio) definiu a prorrogação por mais 15 dias para o novo cruzamento de informações da Operação Concorrência Leal. Estavam presentes o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, também representando a Fecontesc,  o presidente do Sescon GF, Fernando Baldissera, representando os demais Sescons, o diretor executivo do CRCSC, Cláudio da Silva Petronilho,o diretor de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Carlos Roberto Molim, o gerente de fiscalização da Secretaria, Francisco Martins e os auditores integrantes do GESSIMPLES, Luiz Carlos de Lima Feitoza, Júlio César Narciso e  Soli Carlos Schwalb.

As empresas autuadas terão até o próximo dia 31 de maio para se dirigir aos auditores fiscais das suas regiões e revisar os processos ou situações defensáveis. Caso fique comprovado que as contas estão corretas, os auditores têm autonomia para cancelar as penalidades impostas.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, destacou a importância de estender mais um pouco prazo, afinal as empresas de Contabilidade terminaram há poucos dias o trabalho em relação à Declaração de Imposto de Renda e agora terão mais um tempo para resolver com detalhes as possíveis inconsistências encontradas nas empresas do Simples Nacional com a Operação Concorrência Leal.

Quem ainda tiver dúvidas sobre a Operação, pode acessar a cartilha produzida pelo grupo de profissionais da Contabilidade junto com a Secretaria da Fazenda. São perguntas e respostas sugestivas que ajudam a esclarecer vários pontos. A cartilha é virtual e está disponível no site do CRCSC (www.crcsc.org.br).

PARA ENTENDER

Desde dezembro de 2012 as empresas optantes do Simples Nacional estão sendo chamadas a prestar contas a Fazenda Estadual através da Operação Concorrência Leal, que cruzou de forma eletrônica as informações prestadas a Receita Federal do Brasil com informações do Estado, resultando na autuação de mais de 70 mil empresas.

Após várias reuniões com as entidades contábeis, o Governo do Estado decidiu treinar uma equipe de auditores fiscais especialmente preparados para analisar os casos em que podem ter ocorrido erros nas análises.

Os nomes dos auditores e as respectivas cidades são:

Araranguá - Alvaro Paganin e Nelmo Emerim.

Blumenau - Gilson Buckoski Gonsalves, Marco Antonio Blanco Gogia e Reinaldo R. Mathias.

CAF - Ademar João Teixeira e Roberto Schwochow.

Chapecó - Alduino Celeri, Adilar G Zampiva, Anelsi Cesar Danielli e Lourdes Gris Sovernigo.

Concórdia - Luiz Moacir Francez e Celso Simon Criciúma - Edson Roberto Burigo, João Carlos Amboni Premolli e Albertina Bussolo Cardoso.

Curitibanos - Claudemir A Piola da Silva e João Jose da Silva.

Florianópolis - Vagner Vieira e Inacio Erdtmann.

Itajaí - Edson Dalazen, Francisco Carlos dos Santos Peixoto e Antonio Carlos Jussim de Souza.

Joaçaba - Jorge Mello Ferreira.

Joinville - Romario Artur Ferreira e Jesus Oliveira.

Lages - Miguel Jose de Farias e Clovis Jose de Farias.

Mafra - Romeu Haroldo Krambech e Eduardo Wermuth.

Porto União - Wedden Marcos Macedo Pinto e Edson Carlos Durli.

Rio do Sul - Jaci Jose Bortolon e Ricardo Paludo.

São Miguel do Oeste - Lucas Pivatto e Roberto José Gobbi.

Tubarão - Luiz Alberto Martins e Wolney Batista.