Abertas inscrições para Troféu Responsabilidade Social

Data: 14 de maio de 2013

As empresas e entidades interessadas em participar da edição 2013 da Certificação e do Troféu Responsabilidade Social podem fazer sua inscrição no período de 1º de julho a 30 de setembro de 2013. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (14) pelo presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, o servidor da Assembleia Neroci Raupp.

As inscrições devem ser feitas no sitewww.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial. Neste site estão disponibilizados modelos e instruções para preenchimento, além do regulamento da premiação e de respostas às dúvidas mais frequentes.

Segundo Raupp, o requisito fundamental para fazer a inscrição é a divulgação do balanço social referente ao ano de 2012. “Ele deve estar no site da empresa ou da entidade. Também pode ser publicado em jornal ou revista”, explicou.

O prêmio
A certificação foi criada pela Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, e instituída pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011. O objetivo é conceder a distinção anualmente a empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque no setor social.

A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Trabalho da comissão
A comissão mista, responsável pela organização do prêmio, está dedicada à elaboração da redação final do edital, que inclui as regras para participação e define os critérios de julgamento. Em cinco reuniões preparatórias realizadas ao longo do ano, a comissão fez uma análise das edições anteriores para aperfeiçoar o processo. De acordo com Raupp, o edital deve ser lançado pelo presidente da Assembleia Legislativa no final do mês de junho.

Como é a avaliação
Encerradas as inscrições, a comissão divulga no site da Assembleia Legislativa uma lista com os nomes de todos os candidatos para consulta pública. Este processo vai de 1º a 20 de outubro. “Isso garante ainda mais credibilidade à premiação, pois qualquer pessoa pode participar, dando sua opinião sobre os balanços sociais e os projetos socioambientais apresentados”, ressaltou o presidente da comissão.

Em seguida, os processos inscritos são distribuídos aos integrantes da comissão mista para análise técnica e elaboração de relatório de aprovação ou “não recomendação”. O colegiado define, então, quais empresas e entidades estão aptas a receber a certificação e o selo de responsabilidade social. A escolha é baseada no cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital.

“É o reconhecimento oficial de Santa Catarina. O selo pode, inclusive, ser usado na divulgação de produtos ou serviços e servir como marketing positivo, sendo um diferencial de mercado”, disse Raupp.

A solenidade de premiação ocorre no início de dezembro, quando são divulgados os vencedores do troféu. A honraria é concedida a empresas que se destacam, tendo em consideração seu porte e segmento. Na edição 2012, que contou com 85 inscrições, foram certificadas 34 entidades e 16 empresas.

Parcerias
A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social é constituída por representantes de 13 instituições. São elas:

• Assembleia Legislativa de Santa Catarina
  • Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc)
  • Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede)
  • Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
  • Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc)
  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC)
  • Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc)
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)