CONFIRMADO: Ministro Luiz Fux será palestrante da XXVIII Contesc

Data: 15 de maio de 2013

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux aceitou formalmente o convite para fazer a palestra de encerramento da XXVIII Contesc, em Itajaí, no dia 16 de agosto. A confirmação foi feita ontem (terça, dia 14 de maio) no gabinete do Ministro ao presidente do CRCSC, contador Adilson Cordeiro, e à presidente do Sindicont Itajaí Regiane Waltrick, da comissão organizadora do evento. Estavam também na audiência o diretor executivo do CRCSC, Cláudio Petronilho, e a assessora jurídica Melissa Tomaz.

O tema da palestra  está sendo definido pelo ministro, mas ele já adiantou que pretende abordar a importância da Contabilidade dentro dos processos do Poder Judiciário brasileiro. O ministro Luiz Fux  fez questão de lembrar que seu pai era contador e tem boas recordações dele escrevendo nos antigos livros diários.

SAIBA MAIS SOBRE O PALESTRANTE

O ministro Luiz Fux nasceu em 26 de abril de 1953, no Rio de Janeiro. É filho de Mendel Wolf Fux e Lucy Fux, casado com Eliane Fux e tem dois filhos: Marianna e Rodrigo.

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1976), ensino fundamental (primeiro-grau) pelo Colégio A. Liessin (1965), ensino médio (segundo-grau) pelo Colégio Pedro II (1968) e ensino médio (segundo-grau) pelo Colégio Hélio Alonso (1970).

Em 2009, obteve o título de Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Foi Professor titular de Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, aprovado em 1º lugar em concurso em 1995. Foi Professor Livre-Docente em Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, aprovado em 1º lugar em concurso em 1998.

Foi Professor Livre Docente de Processo Civil e Professor Titular de Processo Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Nível: Graduação, Mestrado e Doutorado, 1977. Professor convidado da Universidade Católica de Petrópolis – UCP, 1988. Professor Convidado do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito – CEPAD, 1988. Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 1990. Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 1990. Professor de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, 1990/2001. Professor de Direito Judiciário Civil da Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ. Nível Graduação, 1982/1997. Chefe do Departamento de Direito Processual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 1998/2003. Diretor de Estudos e Ensino da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, 2001/2003. Professor convidado da Academia Brasileira de Direito Processual Civil – ABDPC, 2005. Chefe do Departamento de Direito Processual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 2006. Professor convidado do Cyrus R. Vance Center for International Justice – New York (EUA).

Em 1982, mediante aprovação em primeiro lugar, ingressou na carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2001, foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Em 10 de fevereiro de 2011, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, pela Presidente Dilma Rousseff, na vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Eros Grau, tomando posse em 3 de março do mesmo ano.