Prefeito de Florianópolis participa de Plenária do CRCSC

Data: 15 de maio de 2013

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, participou da abertura da Plenária no CRCSC. Ele ressaltou que a Prefeitura está de portas abertas para a profissão e destacou a relevância da categoria: "Atualmente os profissionais da Contabilidade não são apenas cumpridores das obrigações. Eles oferecem ideias e ferramentas de gestão que contribuem com o desenvolvimento das empresas e com a eficácia de uma organização".

O presidente do CRCSC, contador Adilson Cordeiro, aproveitou o momento para abordar a situação atual na Prefeitura Municipal de Florianópolis em relação à impossibilidade de registro de empresas nos imóveis sem Habite-se na cidade. (70% dos imóveis comerciais, de acordo com estatísticas da prefeitura). Este registro era feito através da inscrição RTM, a qual permitia, dentre outras situações, a opção tributária pelo SIMPLES NACIONAL, enquanto questões sanitárias, de segurança, de prevenção contra incêndio e demais licenças eram providenciadas de acordo com os trâmites de cada órgão pertencente à própria estrutura da Prefeitura ou do Estado.

O prefeito disse que estão trabalhando arduamente para resolver esses problemas e estão realizando estudos para efetuar uma transição entre o que previa o Plano Diretor e o que é a realidade hoje de vários bairros, como a avenida principal do Campeche, dos Ingleses, entre outros. Cesar Souza Júnior, salientou a dificuldade do tamanho da equipe de fiscalização do município e o limite prudencial da folha de pagamento que hoje está em 95% de acordo com o que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O prefeito anunciou antecipadamente o Programa de Recuperação Fiscal que será lançado no final desta semana para conseguir trazer cerca de R$ 1,7 bilhão de débitos que existem em vários tipos de tributos municipais. "Quero pedir ajuda do CRCSC para divulgar esse Programa e a equipe da Prefeitura pode vir mostrar aos profissionais como vai funcionar", solcitiou ele. O presidente do CRCSC já encaminhou o pedido e em breve vai agendar esse evento na sede da entidade.

Cesar Souza Júnior avisou que tem dois projetos em tramitação na Câmara de Vereadores para criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Conselho da Cidade. "Convido o CRCSC a ter cadeira nos dois conselhos e contribuir com os debates", disse ele, que foi aplaudido pelos presentes.

O presidente Adilson Cordeiro agradeceu esses convites e ressaltou que os profissionais da Contabilidade são fundamentais na gestão pública, pois contribuem com informações essenciais ao bom desempenho dos órgãos. "O CRCSC está fazendo um amplo trabalho de valorização dos profissionais da área pública, tanto em nível municipal, quanto estadual e federal", lembrou ele.