CRCSC apoia Campanha de Conscientização Tributária

Data: 16 de maio de 2013

No dia 27 de maio, das 11h às 14h, acontecerá uma campanha de conscientização tributária em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis onde a população terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as dezenas de tributos pagos aos governos federal, estadual e municipal. Isso porque o Sescon Grande Florianópolis com o apoio do SEBRAE, FECOMÉRCIO, ACIT e CDL TIJUCAS, AEMFLO e CDL SÃO JOSÉ, CDL FLORIANÓPOLIS, ACIF, FCDL, FIESC, FACISC, BANCO DO EMPREENDEDOR, FENACON, CRCSC, OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SÃO JOSÉ, promoverá o 1º Bolo Tributário, onde de forma simbólica, fatias do “bolo tributário” serão distribuídas aos presentes.

A iniciativa nasceu em Blumenau, diante de uma realidade nacional: O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e uma das distribuições mais injustas. O retorno em serviços à população é extremamente deficiente. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com 608 pessoas mostrou que 93% consideram que o dinheiro dos impostos no Brasil é mal empregado pelo governo.

O destaque da campanha está na conscientização tributária com relação a aplicação e distribuição dos tributos nas três esferas, municipal, estadual e federal, buscando repercussão junto à comunidade. De acordo com dados da última edição do Bolo Tributário de Blumenau, 74% dos entrevistados não sabem o que é imposto. Apenas 26% consideram que existem impostos e taxas embutidos sobre tudo o que compram. Para os brasileiros, impostos são as taxas pagas diretamente, como é o caso do IPTU, o mais lembrado pela população com 68%, seguido do IPVA com 28%.

Portanto, neste dia 27 de maio a partir das 12h, 200 quilos de bolo estarão sendo servidos para a população em geral. Em cada parte deste bolo, estará escrito o nome de um tributo pago. Desta forma a entidade pretende incentivar a participação da população nos debates sobre aplicação dos recursos oriundos dos tributos pagos no país. A data será alusiva ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, que cairá dois dias antes, 25 de maio, um sábado anterior.

O Bolo Tributário, decorado com os nomes dos tributos pagos no país, será servido à população em aproximadamente três mil fatias. A intenção é que esse evento se torne tradicional e a cada edição, oriente a população sobre um tema ligado à tributação nacional.