CRCSC apoiou realização do Bolo Tributário

Data: 27 de maio de 2013

Nesta segunda-feira (27), ocorreu em Florianópolis o corte do 1º Bolo Tributário da Capital. Esta é uma campanha de conscientização realizada pelo Sescon Grande Florianópolis, em parceria com  o CRCSC, demais entidades contábeis e  associações empresariais.

Os organizadores disponibilizaram um bolo de 200 kg na frente da Catedral, no centro de Florianópolis, e as fatias foram distribuídas para cerca de duas mil pessoas que estiveram por ali entre 11h e 14h. Em cada pedaço do bolo estava escrito um tipo de imposto que o cidadão paga por dia.

O público que passava era abordado por uma equipe de divulgadores que distribuíam um panfleto explicativo, onde dizia que a carga tributária consome em média 40% da renda do brasileiro. É como se o contribuinte entregasse ao governo todo o dinheiro que ganhou até 23 de maio deste ano.

Desta forma a entidade pretende aguçar a participação da população nos debates sobre tributos no país. O evento foi alusiva ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado no último sábado (25).

O presidente do Sescon GF, contador Fernando Baldissera, ressaltou que a sociedade deve buscar informação a respeito da aplicação destes tributos. “Antes de tudo, a população precisa conhecer, saber quanto paga e para que serve cada imposto. A partir daí é possível cobrar a destinaçãoo correta ou a diminuição dos mesmos”, disse.

O presidente do CRCSC, contador Adilson Cordeiro, também aproveitou o momento para conclamar as pessoas a exigir seus direitos de acordo com os tributos e impostos pagos. “Temos uma carga tributária de primeiro mundo e um retorno em serviços que ainda deixa muito a desejar. Se houver consciência para onde vai o dinheiro, podemos pedir mudanças”, destacou.

A campanha teve o apoio das seguintes empresas/entidades: Jomani Corretora de Seguros, Domínio Sistemas, Unicred, SCI Sistemas Contábeis, FIESC, FACISC, AEMFLO/CDL-SJ, CDL Florianópolis, Center System, ACIT, SEBRAE, CDL Tijucas, ACIF, FENACON, Banco do Empreendedor, FECOMÉRCIO, CRCSC, ITC, Observatório Social de SJ e FCDL SC.

PARA SABER MAIS

A iniciativa nasceu em Blumenau, diante de uma realidade nacional: o Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e uma das distribuições mais injustas. O retorno em serviços à população é extremamente deficiente. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com 608 pessoas mostrou que 93% consideram que o dinheiro dos impostos no Brasil é mal empregado pelo governo.

O destaque da campanha está na conscientização tributária, contra o desperdício de impostos, buscando repercussão junto à comunidade. De acordo com dados da última edição do Bolo Tributário de Blumenau, 74% dos entrevistados não sabem o que é imposto.

Apenas 26% consideram que existem impostos e taxas embutidos sobre tudo o que compram. Para os brasileiros, impostos são as taxas pagas diretamente, como é o caso do IPTU, o mais lembrado pela população com 68%, seguido do IPVA com 28%.