Florianópolis será sede do Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais

Data: 29 de maio de 2013

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, será um dos painelistas do 5º Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais (ENCP), que irá reunir em Florianópolis, no mês de outubro, mais de 600 presidentes, vice-presidentes e conselheiros das entidades responsáveis pelo registro e fiscalização de profissões regulamentadas, como advogados, contadores, representantes comerciais, engenheiros e arquitetos.

Tendo como tema central “Conselhos Profissionais, um Instrumento de Proteção Social”, o evento será aberto dia 17 de outubro, no Centrosul.  Durante três dias, estarão em debate assuntos como  fiscalização, responsabilidade civil em profissões regulamentadas,  conciliação, ética, Lei Orgânica dos Conselhos e formação e atuação profissional.

Juarez Carneiro participará, no segundo dia, do painel “A atuação dos Conselhos”, junto com o presidente do Conselho Federal  de Economia, Ermes Tadeu Zapelini. O debate contará com a coordenação dos presidentes dos Conselhos Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Roberto Mattar Cepeda, e dos Representantes Comerciais,  Manoel A. Farias Mello.

Também no segundo dia, está prevista uma palestra sobre Conciliação – solução de conflitos, a cargo do vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sergio Prado de Mello.

Estão confirmadas, ainda, palestras do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Coelho, sobre Exame da Ordem, da diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional, Claudia Maffini Griboski, sobre Formação e Atuação Profissional, e do diretor da SECEX Previdência,  órgão do Tribunal de Contas da União responsável pela fiscalização dos conselhos,  Teonio Wellington Martins, que dividirá o painel com a juíza federal Luísa Hickel Gamba.  “Estarão presentes nomes que são referência em sua área de atuação”, ressalta o  coordenador da Comissão Organizadora, contador Sergio Faraco.

O encerramento ficará a cargo do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que abordará o tema Regulamentação Profissional.

A organização da quinta edição é de responsabilidade da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP/SC). Para o presidente da ASCOP/SC, Flávio Flores Lopes, a intenção é promover, com o apoio dos 20 Conselhos Regionais associados, um evento que prime pela qualidade técnica e, também, por oferecer oportunidades de congraçamento e network.

As inscrições podem ser feitas no site www.encp.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASCOP/SC