Bancada catarinense encaminha pedido de contadores à ministra do Planejamento

Data: 3 de junho de 2013

A reunião dos profissionais da Contabilidade que atuam em órgãos públicos federais, junto com o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Marcello Seemann e com a conselheira Michele PatriciaRoncalio, dia 13 de maio, no escritório do deputado federal Rogério Mendonça (Peninha) rendeu importante mobilização em prol da aprovação do Plano de Carreira. O deputado conseguiu a assinatura de toda a bancada catarinense – 16 deputados e 3 senadores – num documento encaminhado à ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Aparecida Belchior, que solicita o envio ao Congresso Nacional da proposta de Medida Provisória, constante no processo nº 05100.000085/2013-44.

O processo está em tramitação no Departamento de Planejamento das Estruturas e da Força de Trabalho da Secretária de Gestão Pública – DEPEF/SEGEP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a qual visa “o fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal e dá outras providências”.

A mobilização ainda é inédita no país, mas agora outros estados deverão seguir o exemplo de Santa Catarina para conseguir que a MP seja aprovada e todos os profissionais dos órgãos públicos federais possam ser valorizados de acordo com a importância das funções que exercem.

O vice-presidente do CRCSC destaca que a entidade tem entre seus propósitos apoiar os movimentos de defesa da dignidade profissional, de forma a garantir condições de trabalho compatíveis com a importância da Contabilidade seja no setor público ou privado.

A conselheira Michele ressalta o contexto dos profissionais da Contabilidade em Santa Catarina e destaca a importância que a categoria ganhou ao assumir responsabilidades na consolidação das contas, além da fundamental participação em todo o movimento pela gestão da transparência nos órgãos públicos, e adequação às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

O movimento conta com o apoio da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina – FECONTESC, que representa 22 sindicatos em todo o Estado.

O deputado federal Rogério Mendonça afirmou que agora pretende cobrar agilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Vamos acompanhar todo esse processo”, ressaltou o deputado.

PARA SABER MAIS

13 de maio -  Realizada uma reunião, em Florianópolis, com o deputado federal Rogério Mendonça (Peninha) e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Marcello Seemann,a conselheira Michele PatriciaRoncalio,  e ainda Alaércio Amorim, do Sincópolis, os profissionas de Contabilidade Luciano Andrei Rech, Paulo Camurugi e Flávia da Silveira Borba, do Ministério da Saúde, Felipe Amaral de Souza, José Carlos Matos e Eliane Sueli Cordeiro, do IFSC, Ademar Santana e Cláudia Carrano Almeida, do INCRA, e Guilherme Luis, da UFSC. Na oportunidade foi solicitado apoio à aprovação do Plano de Carreiras, cujo processo já vem tramitando no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

22 de abril - O Grupo de Contabilistas já havia feito uma reunião no CRCSC e fez uma explanação detalhada dos motivos pelo qual levou a elaboração deste projeto e a intensificação em busca de apoio a nível nacional como: a situação atual da estrutura Contábil e de custos a nível federal, os acórdãos do TCU, o envolvimento dos CRC’s principalmente o do DF, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os apoios parlamentares, sindicatos, grupos de apoios nos estados, entre outros. Na ocasião foi feita a apresentação do grupo presente informando quais os órgãos estavam sendo representados.

Foi entregue um kit contendo os Acórdãos do TCU, o ofício da STN encaminhando o projeto ao MPOG, uma cópia do projeto MP, um resumo ilustrativo das reuniões ocorridas nos demais estados brasileiros, ata da primeira reunião do Grupo Catarinense de apoio e um documento formalizando e embasando os motivos pelo qual estão buscando apoio ao CRCSC.

Na oportunidade foram debatidos alguns pontos importantes do projeto, principalmente no que tange ao fortalecimento e a estruturação e conseqüentemente a remuneração de acordo com a responsabilidade da profissão.

Na ocasião, o presidente do CRCSC reforçou o apoio total ao pleito e informou que buscará de imediato o apoio político através de senadores, deputados federais e estaduais, entidades de classe, divulgação de informações através do site e jornal do CRCSC.