Estudantes de Ciências Contábeis reunidos no 11o Ececon

Data: 5 de julho de 2013

Mais de 600 estudantes de Ciências Contábeis participaram da abertura do 11o Ececon, na noite de quinta-feira, 4 de julho, no Centro de Eventos da UFSC.  “A força e a evolução da profissão contábil”  é o tema do evento. Na mesa de honra, a vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Pacheco, deu as boas vindas e destacou a importância da profissão no desenvolvimento social do país. O reitor da Udesc, Antônio Heronaldo de Sousa, estava representando o governador Raimundo Colombo, e ressaltou a Contabilidade como essencial na boa aplicação dos recursos públicos.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, agradeceu a presença de todos, a participação das universidades na organização do evento junto com o Conselho e o apoio dos patrocinadores. “Vocês, alunos, estão vivendo um momento especial da Contabilidade. As mudanças estão ocorrendo agora, aproveitem ao máximo para acompanhar esses avanços e façam a diferença no mercado de trabalho”, disse Adilson. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Raquel de Cássia Souto, estava na mesa de honra e foi lembrada por todos pela condução na organização do evento.

O presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, também deu seu recado aos jovens, dizendo que é preciso incentivar as lideranças e as novas ideias. A professora da UFSC, Maria Denize Henrique Casagrande, representando a Comissão Organizadora, enfatizou o papel da Contabilidade nas tomadas de decisões e a importância de eventos como esse para o aperfeiçoamento dos alunos na realização de pesquisas, mas também nas relações interpessoais.

O presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, Marcelo Machado de Freitas, também estava na mesa de honra. Mas para falar em nome dos estudantes foi chamado o acadêmico Paulo Martins de Medeiros, da Unisul, que fez um discurso lembrando que o momento vivido no Brasil é singular e que revela a vontade dos estudantes em mudar o que está posto.  “A Contabilidade pode servir como ferramenta para oferecer transparência à população e contribuir na evolução dos processos tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada”, disse.

STAND UP – Depois da parte solene, os estudantes presentes foram brindados com a apresentação do manezinho mais engraçado da Capital, o Darci. As piadas sobre os hábitos de quem mora na região arrancaram gargalhadas e aplausos da plateia.

Em seguida, foram feitas as apresentações dos três trabalhos com a melhor pontuação para concorrer ao primeiro Prêmio Ececon. No total, 22 trabalhos foram inscritos e estavam expostos no hall de entrada do auditório. No final da noite, os professores avaliadores deram o parecer da classificação dos três primeiros lugares.

A acadêmica Jessica da Costa Borba, da UFSC, apresentou seu artigo sobre sustentabilidade num condomínio residencial e ficou com o segundo lugar (prêmio de R$ 1000,00). Elton Zeni, da Unochapecó, representou as colegas Carolina Maccari e Juliana Eliza Benetti, e apresentou o perfil do profissional da Contabilidade e os impactos que a mudança na legislação provocam nos contadores de Chapecó. Eles ficaram com o primeiro lugar (R$ 1500,00). Por fim, Daniel Martins Rauen apresentou o artigo sobre as evidências de sustentabilidade nas instituições de ensino superior em artigos nacionais e internacionais, consultando uma extensa base de dados. O trabalho ficou em terceiro lugar (R$ 500,00).

PACHECÃO – O irreverente professor Pachecão (José Inácio da Silva Pereira) fez a palestra da noite e agradou o público com sua espontaneidade ao narrar sua própria trajetória. Vencer desafios foi o foco da fala dele, mineiro, natural de Laranjal, sinônimo de alegria e criatividade. Precursor do estilo ‘aula show’ - que mudou a maneira de pensar o ensino no Brasil - Pachecão é engenheiro mecânico com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mostrando exemplos de como ele conseguiu realizar seus sonhos, Pachecão enfatizou que não importa sua condição, o que importa é a decisão. “O que você vai ser no futuro depende do que você é hoje. Um problema pode lhe levar ao sucesso”, repetiu ele. Ele destacou que é preciso estudar, estar capacitado e atualizado sempre para conseguir enfrentar os medos e aproveitar as oportunidades. “Um dos segredos para obter sucesso é a comunicação, o relacionamento com as pessoas. Quem sabe usar isso, consegue atingir mais rápido o que deseja. Lidar com gente, entender o que as pessoas querem e ter paciência para entender, são as chaves para alcançar os sonhos”.

O evento vai até amanhã, dia 5 de julho, tendo uma programação qualificada com o objetivo de proporcionar momentos de integração e o compartilhamento de informações importantes entre estudantes e  profissionais.

O 11oEcecon é realizado pelo CRCSC, CFC, e mais as instituições de ensino superior: UFSC, Unisul, Centro Universitário Municipal de São José (USJ), Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES), Faculdade de Santa Catarina (Fasc), Faculdades Assesc, Univali, Uniasselvi, Anhanguera, Faculdade Borges de Mendonça e Associação Contábil Júnior.