Contador esclarece novas Normas da Contabilidade para PMEs

Data: 12 de julho de 2013

A manhã desta sexta-feira, dia 12 de julho, foi produtiva para mais de cem profissionais da Contabilidade que estiveram na sede do CRCSC para ouvir a palestra com o empresário contábil Benedicto David Filho, especializado em demonstrações contábeis, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e diretor do Sescon/SP. A vice-presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, fez a abertura do evento.

O palestrante abordou as “Novas Normas de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”, detalhando vários itens que ainda geram dúvidas entre os profissionais. Ele mostrou na prática exemplos de mudanças com a NBC TG 1000 e a NBC ITG 1000, além de ter explicado ainda alguns itens da NBC ITG 2000.

Uma das novidades é a Carta de Responsabilidade da Administração, que deve ser assinada pelos clientes das empresas contábeis e assim isentar os profissionais da Contabilidade da responsabilidade sobre informações repassadas. As novas normas mudaram vários aspectos do Balanço Patrimonial e o modelo de Demonstração do Resultado do Exercício.

“Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a mensuração das receitas, pois as novas normas reconhecem a receita no momento em que o serviço foi prestado, por exemplo. Outro ponto de atenção é o ativo imobilizado, pois os profissionais da Contabilidade devem reavaliar a vida útil dos ativos, algo como recalibrar a depreciação”, comentou Benedicto.

Ao fazer as reflexões finais, o palestrante disse que a busca pela educação continuada é fundamental, assim como compreender que a essência pode estar acima da forma em muitos casos e fazer com que os empreendedores entendam estas mudanças. “A profissão está tendo mais reconhecimento da sociedade, agora cabe a nós mesmos nos posicionarmos para mostrar nossos valores e decidirmos qual postura queremos adotar no mercado na hora de escolher os clients que iremos atender. A normatização deve ser feita por princípios e regras, portanto depende das nossas escolhas difundir um trabalho sério e efetivo”, concluiu ele.