Melhora o índice de aprovação no Exame de Suficiência

Data: 25 de novembro de 2011

Como aconteceu na primeira edição do Exame de Suficiência da área contábil, os percentuais de aprovação de Santa Catarina, tanto na categoria “contador” como na de “técnico em Contabilidade”, foram superiores à media nacional, nas provas aplicadas no mês de setembro.

De acordo com relatório divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, o Estado registrou – na segunda edição do Exame - um índice de aprovação de 65.41% entre os formandos em Ciências Contábeis (contra uma média nacional de 58.23%)  e de 44.93% entre os formandos em cursos técnicos (média nacional de 37,84%).

A aprovação no Exame de Suficiência é um requisito obrigatório para a obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade, que garante o direito ao exercício da atividade contábil.

Na avaliação do vice-presidente de Registro do CRCSC, Adilson Pagani, o bom desempenho deve-se muito à dedicação do corpo docente dos cursos de Ciências Contábeis, que - após os índices insatisfatórios verificados na primeira edição - não mediram esforços na  preparação dos acadêmicos. "Os próprios estudantes se conscientizaram da importância do Exame para o seu futuro profissional, dedicando um tempor maior ao estudo", observou.

Em todo o país, mais de 20 mil candidatos participaram das provas: 18.696 na categoria “contador” e 3.829, na de “técnico em contabilidade”.

Na primeira edição, os percentuais de aprovação foram de 30,83%  (categoria “contador”) e de 24,93% (“técnico em contabilidade”) no país e de 36,6%  e 36,3%, respectivamente, em Santa Catarina.

Normatização
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC