Conselho comemora 65 anos com entrega do Prêmio Destaques

Data: 14 de dezembro de 2011

O Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) comemora,  nesta quinta-feira, dia 15, os 65 anos de criação da entidade, com a entrega do prêmio Destaques da Contabilidade a profissionais que se destacaram pelos serviços relevantes prestados à  classe contábil e à sociedade. Receberão a homenagem os contadores José Augusto de Lima, de Blumenau,  e Valdir Bazzi, de Coronel Freitas.  Eles foram escolhidos a partir de indicação dos próprios contabilistas catarinenses, feitas pela internet.

Na oportunidade, também serão homenageados os pioneiros da contabilidade, representados pelo contador e economista Jairo Lisboa, de Florianópolis, detentor do registro profissional de número 516, concedido em junho de 1948, e pela empresa Ocil Organização Contábil Ltda, com sede em Itajaí, fundada em maio de 1964.

Criado em 2004, o Prêmio Destaques da Contabilidade é hoje a maior honraria concedida no Estado a integrantes da classe contábil. Este ano, também serão homenageados os formandos que obtiveram as melhores colocações nas duas edições do Exame de Suficiência em 2011, cuja aprovação é requisito obrigatório para a obtenção do registro no CRCSC, que garante o exercício da atividade contábil.

Receberão, também, placa de reconhecimento o escritório M&M Assessoria Contábil, de Florianópolis, agraciado este ano com o Troféu Responsabilidade Social, pela Assembleia Legislativa, e o contador Adriano Mattos, como exemplo do trabalho voluntário desenvolvido pela classe contábil em entidades com fins não econômicos.

A história do CRCSC começou a ser escrita em maio de 1946, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto-lei 9.295/46, que autorizava a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos conselhos regionais, atendendo a um antigo anseio da classe contábil, que desde o final do século XIX reivindicava o reconhecimento da profissão e a sua regulamentação.

Menos de sete meses depois, o CRC de Santa Catarina foi constituído oficialmente, graças ao empenho das Associações de Profissionais de Contabilidade de Florianópolis e de Blumenau.

Voltada inicialmente ao registro e a fiscalização do exercício profissional, a entidade ampliou – ao longo dos anos - o alcance de suas ações, investindo na área de educação continuada, por entender que a valorização da classe passa pela maior capacitação e qualificação profissional.

Hoje o CRCSC reúne os mais de 20 mil profissionais da contabilidade em exercício no Estado, estando presente em todas as regiões catarinenses, com uma rede de atendimento que inclui a sede em Florianópolis, oito macrodelegacias em cidades-chave de Santa Catarina e 31 delegacias.

Conheça melhor os homenageados

José Augusto de Lima - Natural de São Paulo (SP), trabalhou em várias empresas da capital paulista, na área contábil, dentre elas Avon, Klabin e Sade. Em 1974, passou a residir em Blumenau, em trabalhos ligados à auditoria. Graduou-se pela Furb em Ciências Contábeis, vindo também a concluir duas pós-graduações na mesma instituição.
Integrou a diretoria do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Blumenau, exercendo a presidência em três mandatos. Lecionou por cinco anos no Ibes-Sociesc e, há mais de trinta anos,  assessora empresas de médio porte sediadas no Vale do Itajaí.
É sócio da AML Assessoria Contábil S/S Ltda.

Valdir Bazzi - Natural de Aratiba/RS, reside desde 1978 em Coronel Freitas. Contador e  Administrador, iniciou na atividade contábil em 1974, ao adquirir a empresa “Oeste Contábil” na cidade de Coronel Freitas,  hoje “Bazzi Assessoria Contábil e Empresarial”. Presidiu o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região (2006-2009),  a Associação dos Moveleiros do Oeste de SC (2003/2004), o Conselho Fiscal da Fundeste (2009/2011), representando o CRCSC, e a  Associação Empresarial de Coronel Freitas (1991-1997). Foi vice-presidente regional da Facisc (1996) e membro do Conselho Superior da Fundeste (2009/2011)  e do Conselho de  Desenvolvimento Regional – SDR Chapecó.
É atualmente vice-presidente Regional/Oeste da Federação dos Contabilistas (2011/2013)

Jairo Lisboa
– Economista e contador pela Academia de Comércio de Santa Catarina, atualmente é consultor no escritório Capella, Fogaça e Suzin, nas áreas de contencioso administrativo tributário e Consultoria fiscal e de Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica. Foi delegado da Receita Federal em Florianópolis, de Imposto de Renda em Joaçaba e de Imposto de Renda, em Florianópolis.  Presidente do Conselho Municipal de Contribuintes de Florianópolis (1990 a 1992) e agente fiscal de Tributos Federais em Santa Catarina (aposentado).

Ocil Organização Contábil Ltda - Com sede em Itajaí, foi  fundada em janeiro de 1964, pelo então "guarda livros" Rodolpho Below, que mais tarde veio a concluir o Curso de Ciências Contábeis pela Universidade do Paraná. Cresceu junto com a cidade de Itajaí, sendo uma das primeiras organizações contábeis do município e de  Santa Catarina.
É procurada por empresários de países vizinhos integrantes do Mercosul e outros investidores que enxergam em  Itajaí um pólo de crescimento econômico. Desde 10 de janeiro de 1993 é dirigida pelo profissional contábil João Batista Martins, que procura enfatizar a importância da ciência contábil para o crescimento e sucesso de uma organização empresarial.

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC