Novas atividades poderão ser EI

Data: 20 de dezembro de 2011

A partir de janeiro de 2012 mais sete categorias poderão encaixar no Empreendedor Individual (EI). Com a inclusão, serão 471 atividades que poderão se formalizar. Em Mato Grosso, até a última semana, o número total de EIs era de 38.595, sendo 9.208, em Cuiabá.

O EI, no formato que está hoje, já beneficia inúmeros brasileiros que exercem as mais diversas atividades, dentro de várias categorias. Com a ampliação das atividades que poderão ser enquadradas, mais pessoas serão beneficiadas e terão a oportunidade de atuar na legalidade. É um grande avanço para o Brasil. Não somente as sete categorias sentirão os efeitos positivos, mas a economia nacional de maneira geral, pois a quantidade de informais tende a diminuir.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto, a ampliação vem contribuir para que mais pessoas saiam da ilegalidade. “Vai ajudar quem já está atuando em algumas dessas atividades e ainda não se formalizou”, destaca.

Segundo o Sebrae/MT, em 2011 o índice de formalização no Estado foi muito positivo, chegando ao número de 23 mil novos formalizados. Para 2012, a meta é 13 mil outros empreendedores individuais. Mesmo que muita gente já tenha aproveitado para formalizar neste ano, acredita-se que no ano que vem, graças às mudanças para a categoria, a ascensão continue.

“O principal motivo apontado é o aumento do teto, que passou de R$ 24 mil/ano, para R$ 36 mil/ano. Além disso, a possibilidade de mais categorias poderem se enquadrar como EI deve fazer com que os números dos próximos 12 meses sejam ainda mais animadores”, ressalta Gasparoto.

Como completa Gasparoto, o EI reduz a distância entre o sonho de se tornar um empreendedor e a prática. “Lembro de que a maioria das grandes empresas de Mato Grosso um dia começou pequena e foi crescendo. Portanto, o EI e a Lei de Micro e Pequena Empresas reduz a carga tributária e desburocratização, pontos importantes para permitir que estas empresas cresçam e venham a se tornar grandes empreendimentos”.

Fonte: Diário de Cuiabá