Contribuintes de São José terão orientação gratuita sobre IR

Data: 11 de abril de 2012

O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física 2012 poderá sanar dúvidas, e receber orientações sobre o correto preenchimento da declaração nesta sexta-feira no calçadão do Kobrasol e, sábado, no Shopping Itaguaçu.

O serviço será prestado de forma voluntária pelos profissionais que integram o Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial de São José (Nucont).

Neste ano, os profissionais também vão explicar ao contribuinte como fazer o repasse de parte do seu imposto de renda (devido) ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Este repasse, que antes ocorria até o dia 31 de dezembro de cada ano, agora pode ser feito no ato da declaração (até 30 de abril). Isso foi possível com a aprovação da Lei nº 12.594/2012.

De acordo com a vice-presidente do CRCSC, Rúbia Magalhães, a mudança da data era uma reivindicação antiga das entidades contábeis e dos Conselhos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A alteração da data permite que o contribuinte faça a destinação no momento da Declaração, quando já sabe os valores do imposto devido”, observa. Para ela, os valores repassados ao Fia podem mudar, para melhor, o destino de milhares de crianças e adolescentes em Santa Catarina.

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC