CRCSC propõe sugestões ao “Programa Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção?”

Data: 6 de novembro de 2023
Créditos: Maitieli Weber

Integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) participaram da reunião de alinhamento do “Programa Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção?” realizada na tarde desta segunda-feira (30) na sede da OAB-SC, em Florianópolis. O CRCSC aderiu à campanha neste ano e participa ativamente do desenvolvimento do projeto.

O vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, e o coordenador do departamento de Governança e Conformidade da entidade, Martinho Nunes Santana Neto, representaram o Conselho durante as tratativas. O conselheiro do CRCSC, Luiz Ricardo Espíndola também estava presente como membro voluntário. Merlo destacou a importância do tema no meio contábil e enfatizou o papel do contador no combate à corrupção: “Profissionais da contabilidade são verdadeiros aliados contra a corrupção, e podem ser instrumentos de ética e transparência na gestão pública, privada e terceiro setor. Essa discussão é extremamente necessária e o CRCSC está junto nessa iniciativa tão nobre.”

Entre as propostas sugeridas pelos representantes, está o fomento de ações de combate à corrupção entre os profissionais da contabilidade do estado de Santa Catarina, a disponibilização da estrutura da entidade para palestras acerca do tema e capacitações relacionadas ao assunto por meio do projeto Câmara Técnica Debate, do CRCSC.

Durante o encontro, foi apresentado o novo logotipo do programa, desenvolvido pelo artista plástico Luciano Martins, além da campanha publicitária elaborada pela Agência D’ Araújo. O coordenador do projeto, promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, falou sobre o cronograma e planejamento da campanha. O lançamento oficial acontece no dia 4 de março de 2024 e, até lá, está prevista a realização de mais uma reunião, desta vez no CRCSC, para apresentação de estratégias e ações internas de cada entidade participante.

O programa - O programa educativo é voltado à formação de seres humanos pensantes e críticos com vista ao exercício de uma cidadania ativa e integral, tendo a área da educação como instrumento difusor e o princípio de uma cultura ética universal (e plural) o seu elemento norteador. O desenvolvimento da iniciativa depende da participação, cooperação e controle social efetivo por parte de todos os indivíduos (ou da grande maioria desses), assim como dos diversos segmentos e instituições governamentais e não governamentais, com o propósito de torná-lo exequível e desejável, incentivando uma confiança social generalizada e, consequentemente, o funcionamento imparcial das instituições.